Gálatas se assemelha a um dramático julgamento num tribunal. Num extremo de sala, estão os acusadores de Paulo. Persuasivos e poderosos, esses “judaizantes” têm seguido Paulo de cidade em cidade, disseminando o erro e contradizendo a sua versão da fé cristã.
No outro extremo, o juri: os crentes gálatas. Eles mantinham calorosa amizade com Paulo no passado, mas algumas das acusações contra ele são sérias. Será que ele inventou parte do evangelho que lhes pregou? É certo que Deus deu a ele uma percepção especial? É certo que sua mensagem de “liberdade” resultará numa igreja fraca e imoral? Deveriam eles dar as costas à sua herança judaica?
Paulo, falando por iniciativa própria, caminha de um lado para o outro na sala. Ele usa uma variedade de estilos em seu debate: uma lógica imbatível, citações da história e indignação pessoal. É a integridade pessoal dele e, em última análise, a integridade de Cristo, que está em jogo.
Quanto aos assuntos de que trata, Gálatas cobre grande parte do que foi abordado em Romanos. Mas, quanto ao estilo, exibe um espírito combativo. Durante a leitura, tente visualizar essa sala judicial e julgue por si mesmo a eficácia de Paulo como advogado de defesa.
LEIA TODA A EPÍSTOLA DE GÁLATAS EM 5 DIAS:
Capítulo 1 – Dia 1.
Capítulo 2 – Dia 2.
Capítulo 3 – Dia 3.
Capítulo 4 – Dia 4.
Capítulo 5 e 6 – Dia 5.
– Extraído da Bíblia Devocional de Estudo, Introdução ao Livro de Gálatas – pág. 1169.
Clinton Ramachotte é membro da Igreja Batista em Moraes Prado, na capital de São Paulo.
Bacharel em Teologia pela FATERGE, e também pela ESTEC-REF. É também professor da matéria de Seitas e Heresias na ESTEC-REF.
Autor de obras importantes na apologética, como “Os 5 Solas e Eu: A Prática Piedosa dos Solas da Reforma”, “Resposta aos Adventistas do 7° Dia: Um Tratado Apologético”, “Desvendando o Islamismo: Dissecando a Religião Muçulmana”, dentre outras obras.
