A Pregação que Esperou 70 Anos: A Incrível Conversão de Luke Short

Às vezes subestimamos o alcance da pregação. Talvez seja por causa da nossa natureza caída e imediatista. Pensamos que se não houver resultado imediato, foi tempo perdido, como se a Palavra dependesse do solo responder no mesmo instante em que a semente é lançada. Ledo engano. Mas o legal disso tudo é que Deus gosta de surpreender. Uma das histórias mais marcantes em que vemos isso é a de Luke Short. Pouco conhecida, mas com muito a nos ensinar.

Luke nasceu na Inglaterra em 1637. Na juventude, ouviu certa vez um sermão de um tal de John Flavel. Não existem registros de que tenha ficado impressionado ou convencido na hora. Era só mais um jovem que ouviu uma pregação e seguiu com a vida. Tempos depois, se mudou para a Nova Inglaterra (atual Estados Unidos), onde viveu por décadas a vida à sua própria maneira, como todo e qualquer não crente.

O tempo passou. Décadas inteiras. Luke chegou à idade em que a maioria dos homens já está há muito tempo enterrados, e continuava distante de Deus. Aos 100 anos de idade, enquanto refletia sozinho em um campo, de repente, como se alguém tivesse acabado de pregar diante dele, pasmem: aquele sermão de Flavel voltou à sua mente. Setenta anos haviam se passado, mas as palavras ressurgiram vivas, cortantes. Ali, tomado por convicção de pecado, Luke se rendeu ao Senhor Jesus.

Aos cem anos de idade, ele nasceu de novo. Viveu ainda dezesseis anos como discípulo fiel, e quando partiu, em 1733, sua lápide trazia as palavras que resumiam sua vida:

“Aqui jaz um bebê em Cristo, nascido aos 100 anos de idade; morreu com 116.”

O poder de Deus é impressionante. A irresistível graça deixa qualquer cristão constrangido.

A Deus toda glória.

— Clinton Ramachotte

Clinton Ramachotte é membro da Igreja Batista em Moraes Prado, na capital de São Paulo.
Bacharel em Teologia pela FATERGE, e também pela ESTEC-REF. É também professor da matéria de Seitas e Heresias na ESTEC-REF.
Autor de obras importantes na apologética, como “Os 5 Solas e Eu: A Prática Piedosa dos Solas da Reforma”, “Resposta aos Adventistas do 7° Dia: Um Tratado Apologético”, “Desvendando o Islamismo: Dissecando a Religião Muçulmana”, dentre outras obras.

Publicações relacionadas

Rolar para cima