Descanso em Cristo: O Jugo Suave

Descansar em Cristo é trocar de fardo. Ele mesmo disse que o jugo dele “é suave” e seu “fardo é leve” (Mateus 11.30). Isso significa que na realidade de salvação, Ele não nos apresenta uma vida sem direção, mas a uma caminhada debaixo da Sua autoridade, que não oprime, nem pesa, mas liberta e nos traz paz… a verdadeira paz. Cristo deseja que entreguemos a Ele o peso da nossa culpa, da ansiedade e do medo, para recebermos em troca a leveza do Seu cuidado. Essa é a vida cristã. Essa é a vida que devemos buscar.

É possível vermos essa realidade ilustrada magistralmente por John Bunyan em “O Peregrino”. Cristão caminhava com um peso esmagador nas costas, que representa o fardo do pecado. Nenhum esforço, conselho ou ritual conseguia removê-lo, por melhor que fosse. No entanto, quando chegou até a cruz, o fardo se desprendeu e rolou até desaparecer. Ali, ele experimentou pela primeira vez o verdadeiro descanso. Sua alma foi aliviada.

Assim também nós, enquanto tentamos carregar sozinhos nossas culpas e ansiedades, o peso se torna insuportável, mas quando entregamos tudo a Cristo, trocando nossos fardos pelo Seu jugo suave, encontramos descanso para a alma.

Descansar em Cristo não é viver sem lutas, mas caminhar com um Senhor que transforma a carga pesada em leveza de graça. Não é se livrar de toda dor, mas encontrar significado e propósito para cada sofrimento. Isso só é possível quando estamos em Cristo.

— Clinton Ramachotte

Clinton Ramachotte é membro da Igreja Batista em Moraes Prado, na capital de São Paulo.
Bacharel em Teologia pela FATERGE, e também pela ESTEC-REF. É também professor da matéria de Seitas e Heresias na ESTEC-REF.
Autor de obras importantes na apologética, como “Os 5 Solas e Eu: A Prática Piedosa dos Solas da Reforma”, “Resposta aos Adventistas do 7° Dia: Um Tratado Apologético”, “Desvendando o Islamismo: Dissecando a Religião Muçulmana”, dentre outras obras.

Publicações relacionadas

Rolar para cima