Foco na Natureza do Evangelho (O que Ele É)

“Diante de um mundo que valoriza fórmulas rápidas e resultados mensuráveis, visto sermos a chamada “geração fast-food”, há uma tentação constante de tratar o Evangelho como um método de crescimento ou como um produto a ser promovido. Contudo, o Evangelho não é um “método” de transformação, ele é a própria mensagem pela qual Deus transforma. Não se trata de um conjunto de instruções ou regras a serem seguidas, mas do anúncio de uma obra que já foi realizada, consumada. É por isso que Paulo o chama de “poder de Deus para salvação de todo aquele que crê” (Romanos 1.16). O poder do Evangelho não está na eloquência do mensageiro, na atratividade do convite, ou na receptividade do ouvinte, mas na ação soberana de Deus por meio dessa gloriosa verdade anunciada.

Cristo é o centro do Evangelho. Não apenas como o personagem principal, mas como o próprio conteúdo da boa nova. Anunciar o Evangelho é anunciar a pessoa e a obra de Jesus Cristo, como quem Ele é (o Filho eterno de Deus feito homem), o que Ele fez (sua vida perfeita, morte substitutiva e ressurreição gloriosa), e o que Ele exige (arrependimento e fé). Qualquer mensagem que omita ou desloque Cristo do centro não é Evangelho, por mais cativante ou empolgante que possa parecer.”

— RAMACHOTTE, Clinton: “Manual Básico de Evangelismo: 5 passos para compartilhar as boas novas”, pág. 17-18 – UICLAP.

Clinton Ramachotte é membro da Igreja Batista em Moraes Prado, na capital de São Paulo.
Bacharel em Teologia pela FATERGE, e também pela ESTEC-REF. É também professor da matéria de Seitas e Heresias na ESTEC-REF.
Autor de obras importantes na apologética, como “Os 5 Solas e Eu: A Prática Piedosa dos Solas da Reforma”, “Resposta aos Adventistas do 7° Dia: Um Tratado Apologético”, “Desvendando o Islamismo: Dissecando a Religião Muçulmana”, dentre outras obras.

Publicações relacionadas

Rolar para cima