O dEUS QUE SE PROSTRA
Provavelmente, você já ouviu alguém dizer: “Jesus é um cavalheiro. Ele não age em nossas vidas sem que aja permissão de nossa parte”. Se nunca escutou algo parecido com isso, sinta-se privilegiado. O humanismo está presente em toda a cristandade, até mesmo em meios tradicionais. Isso se dá porque há um choque entre a vontade humana e a soberania de Deus.
Naturalmente, o homem deseja ser poderoso, dono do seu próprio destino e aquele que decide os rumos da sua vida. Por outro lado, temos a Escritura, ensinando que há um único Deus, e que esse Deus é Criador e Sustentador de tudo (Colossenses 1). Nele, diz a Escritura, “vivemos, nos movemos e existimos” (Atos 17.28). Sobre Sua vontade, Ele diz: “O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade” (Isaías 46.10). Nunca o veremos submisso à vontade humana.
O problema, porém, é que existe um deus, em nossos dias, que se dobra perante os homens. Esse deus é pregado por aqueles que estão imersos no humanismo citado inicialmente aqui. Ele é, de fato, um cavalheiro; mas um cavalheiro impotente. Em alguns casos, esse deus está acorrentado e amarrado àqueles que “decretam a benção” e “tomam posse da vitória”. Mas em outros, ele está a mercê do livre-arbítrio humano. Sem que o homem queira, esse deus não é capaz de salvar. Rasga-se a afirmação de Paulo: “O evangelho é o poder de Deus na salvação de todo aquele que crê” (Romanos 1.16), e em seu lugar, reescreve: “O evangelho é o poder de deus somente se você decidir que quer ser salvo”.
O deus que se prostra não é Jesus Cristo.
O deus que se prostra não é o Grande Eu Sou.
O deus que se prostra não é Yaweh.
O deus que se prostra promete uma salvação que pode ser perdida, uma fé que pode ser tragada pelo diabo e uma santidade que depende do coração bondoso do homem.
Esse deus deve ser rejeitado e refutado pela Palavra de Deus. Ele em nada se parece com o Rei da glória. “Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus” (1 Timóteo 2.5) – esse Deus não se prostra diante de ninguém. Ele é o Alfa e o Ômega (Apocalipse 22.13).
Soli Deo glória!
Solus Christus!
Sola Fide!
— Clinton Ramachotte (28/04/2023)
Clinton Ramachotte é membro da Igreja Batista em Moraes Prado, na capital de São Paulo.
Bacharel em Teologia pela FATERGE, e também pela ESTEC-REF. É também professor da matéria de Seitas e Heresias na ESTEC-REF.
Autor de obras importantes na apologética, como “Os 5 Solas e Eu: A Prática Piedosa dos Solas da Reforma”, “Resposta aos Adventistas do 7° Dia: Um Tratado Apologético”, “Desvendando o Islamismo: Dissecando a Religião Muçulmana”, dentre outras obras.
