“Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo.” [Hebreus 1.1-2]

Qual é o som da voz de Deus? É difícil responder a essa pergunta, mas ainda assim, existem relatos de pessoas que disseram ter ouvido, de maneira audível, a voz de Deus. O boxeador Manny Pacquião conta que ouviu a voz de Deus em um sonho. Diz ele que “[a voz de Deus] era dez vezes mais alta que um trovão”. Sem entrar no mérito da veracidade da experiência do homem mencionado, a questão toda é: onde podemos ouvir a voz de Deus? Talvez seja simplista demais dizer somente “abra a sua Bíblia e você ouvirá a voz de Deus”. Se fosse tão simples, grande parte dos brasileiros ouviriam a voz de Deus só por deixar a Bíblia aberta na estante de casa, no Salmo 91, mas não é assim que funciona.

O capítulo 1 de Hebreus se inicia dizendo que Deus falou muitas vezes e de muitas formas com nossos irmão do Antigo Testamento. É certo que houveram experiências sobrenaturais e miraculosas com estes irmãos. Porém, o texto prossegue e completa: hoje, Deus nos fala pelo Filho. Sim, a voz de Deus hoje é ouvida através de Jesus. Mas como?

Em João 1.1, é dito que Jesus, no princípio, era o “λογος” (Logos), ou seja, o Verbo, a Palavra. Ele era a mensagem de Deus para esse mundo. Na verdade, João diz que “o Verbo era Deus”. É, então, dessa forma que ouvimos a voz de Deus enquanto estamos nesse mundo. Conhecendo mais sobre Jesus através da Palavra inspirada (2 Tm 3.16; 2 Pe 1.20-21), é a maneira de Deus falar conosco. Não é simplesmente abrir a Bíblia e lê-la como se fosse um livro qualquer, nem tampouco deixá-la aberta em algum cômodo de nossa casa. Precisamos, com muito temor, abrir as nossas Bíblias e começando lendo. No caminho da leitura, devemos fazer da mesma forma que fazemos quando estamos comendo algum alimento que nos da muito prazer: mastigar, saborear, aproveitar cada momento em que aquilo está em nossas bocas. Depois disso, é preciso digerir o que acabamos de ler. Fazemos isso tirando um tempo para refletir, pensar nas palavras lidas, procurando meios para aplicar aquelas palavras em nossas vidas. Fazer isso demandará tempo, mas afinal, queremos ouvir a voz do Soberano do universo. Não é parar e ouvir algum presidente ou alguma celebridade, mas sim a voz do único e verdadeiro Deus.

Que privilégio é ouvir Deus através do seu Filho, o nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. É, de fato, um privilégio único e sem igual. Que entendamos a grandeza que é ouvir a grandiosa voz de Deus!

— Clinton Ramachotte [26/09/2021]

Clinton Ramachotte é membro da Igreja Batista em Moraes Prado, na capital de São Paulo.
Bacharel em Teologia pela FATERGE, e também pela ESTEC-REF. É também professor da matéria de Seitas e Heresias na ESTEC-REF.
Autor de obras importantes na apologética, como “Os 5 Solas e Eu: A Prática Piedosa dos Solas da Reforma”, “Resposta aos Adventistas do 7° Dia: Um Tratado Apologético”, “Desvendando o Islamismo: Dissecando a Religião Muçulmana”, dentre outras obras.

Publicações relacionadas

Rolar para cima