FELICIDADE NÃO … CONTENTAMENTO SIM

FELICIDADE NÃO… CONTENTAMENTO SIM

Todos nós, de alguma forma, vivemos em busca da felicidade. Sim, é preciso que sejamos honestos quanto a isso. O mundo coloca a felicidade diante de nós como a maior meta da vida, como se devêssemos buscar ser feliz a qualquer custo. O “problema” é que a Palavra de Deus nos mostra um caminho diferente. Paulo, em Filipenses 4, diz ter aprendido o segredo do contentamento. E qual é esse segredo? É, simplesmente, estar satisfeito em Deus em toda e qualquer situação. Esse “segredo” não é só suportar a vida, mas enxergar que a suficiência não está em circunstâncias, nem nas coisas que nos cercam, mas em Cristo.

A felicidade que o mundo oferece é frágil, porque depende de coisas que podem ser perdidas, como dinheiro, saúde, status, relacionamentos. Tudo isso pode passar, e muitas vezes, passa bem rápido. Quando essas bases ruem, a felicidade também se desfaz. No entanto, o contentamento que Deus nos concede é sólido e firme, porque não se apoia no que temos, mas em Quem temos. Quando temos a Cristo, temos aquilo que nenhum sofrimento, nenhuma perda, nenhuma outra coisa pode arrancar, que é a presença, o amor e a fidelidade do nosso Deus.

É claro que isso não significa que a vida será isenta de dores e tribulações. Paulo mesmo escreveu as palavras em Filipenses quando estava na prisão. Ele sabia o que era perder, sofrer, chorar, mas sabia também que em Cristo havia sempre motivo para agradecer. O contentamento é a vacina contra a ingratidão e contra a idolatria da “felicidade a qualquer custo”. É a liberdade de poder dizer, em qualquer cenário que “o Senhor é a minha porção, nEle eu tenho tudo.”

O mundo nos dirá diferente. Ouviremos constantemente: “busque a felicidade acima de tudo” ou “o importante é ser feliz”. O Evangelho nos ensina algo infinitamente mais valioso e na direção contrária. Nele, no Evangelho, somos ordenados a buscar a Cristo, e nEle termos o único e verdadeiro descanso para a alma. A felicidade pode ir e vir, mas o contentamento em Deus é firme como a Rocha que não se abala.

O conselho que dou é: não viva obcecado pela ideia de felicidade. Não é essa a vontade de Deus para Seus filhos. Viva satisfeito em Cristo. Aprenda com Paulo, e descubra também o segredo que muda a vida.

”Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece” [Filipenses 4.13]

— Clinton Ramachotte

Clinton Ramachotte é membro da Igreja Batista em Moraes Prado, na capital de São Paulo.
Bacharel em Teologia pela FATERGE, e também pela ESTEC-REF. É também professor da matéria de Seitas e Heresias na ESTEC-REF.
Autor de obras importantes na apologética, como “Os 5 Solas e Eu: A Prática Piedosa dos Solas da Reforma”, “Resposta aos Adventistas do 7° Dia: Um Tratado Apologético”, “Desvendando o Islamismo: Dissecando a Religião Muçulmana”, dentre outras obras.

Publicações relacionadas

Rolar para cima