Sucesso do fracasso

Você já ouviu falar no sucesso do fracasso? Leia esse texto até o fim para entender.

A vida não é fácil. Pelo menos não na maioria das vezes. Passamos por situações inesperadas, perdemos pessoas e isso é doloroso, portas são fechadas e boa parte dos nossos sonhos se frustram. É justamente em momentos assim que nosso coração naturalmente diz que “tudo deu errado”. É, humanamente, um verdadeiro fracasso. Mas a verdade revelada nas Escrituras é que, aos olhos de Deus, nada sai do controle. O Senhor não é surpreendido pelas circunstâncias, nem é pego de surpresa pelos desastres que nos acontecem. O que para nós soa como caos, para Ele faz parte de um plano perfeito.
Lembremos de José, vendido como escravo pelos próprios irmãos e que em meio a tudo isso poderia ter dito: “Minha vida acabou. É o meu fim”. No entanto, anos depois, diante deles no Egito, disse uma das afirmações mais gloriosas de sua vida:
“Vós bem intentastes mal contra mim; porém Deus o intentou para bem” (Gênesis 50.20). O que parecia tragédia foi, na verdade, o meio pelo qual Deus preservaria uma nação inteira.

Do mesmo modo, pensemos na cruz de Cristo, o maior escândalo da história, onde aos olhos humanos parecia um verdadeiro fracasso do plano de Deus. Porém, foi exatamente ali que a vitória eterna foi conquistada. Nada estava fora de controle. Não houve surpresa alguma, pois o Autor da história estava governando sobre aquele momento. Inclusive, o apóstolo Pedro pregou dizendo que Jesus foi “entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus” (Atos 2.23). Não tem jeito, até a maior das catástrofes está submetida ao conselho soberano do Senhor. Não vivemos em um mundo entregue ao acaso. Existe um Deus, na verdade, o Deus que reina sobre toda a existência.

Sendo assim, quando tudo parece dar errado, podemos descansar na grandeza desse Deus. Ele não apenas nos assiste em nossas provações, mas conduz cada detalhe para a glória do Seu nome e o bem do Seu povo. Essa é a âncora que sustenta a nossa esperança, pois temos a certeza de que o Pai governa sobre todas as coisas.

Em vez de sucumbir ao desespero, podemos nos render e nos prostrar em confiança. O que hoje parece um beco sem saída pode ser, amanhã, a estrada que nos conduz a uma experiência mais profunda da graça soberana desse Deus. O que agora enxergamos como dor, um dia será lembrado como o caminho que nos aproximou mais de Cristo. Todas as coisas cooperam para o nosso bem, e o nosso bem é ser parecidos com Cristo (Romanos 8.28-29).

Descansar na soberania de Deus não significa ignorar a dor ou as lágrimas, mas ter a convicção de que elas não são em vão ou sem propósito. Ele conhece cada uma delas, e prometeu que, no tempo certo, enxugará e cessará todas (Apocalipse 21.4).

Assim, quando “tudo dá errado” ou quando pensamos que “as coisas fracassaram”, na verdade estamos sendo lembrados de que não somos donos da nossa história. O Autor dela é o Senhor, e Ele escreveu cada capítulo com sabedoria infinita e amor perfeito.

A Deus todas glória.
Em Cristo,

Clinton Ramachotte

Clinton Ramachotte é membro da Igreja Batista em Moraes Prado, na capital de São Paulo.
Bacharel em Teologia pela FATERGE, e também pela ESTEC-REF. É também professor da matéria de Seitas e Heresias na ESTEC-REF.
Autor de obras importantes na apologética, como “Os 5 Solas e Eu: A Prática Piedosa dos Solas da Reforma”, “Resposta aos Adventistas do 7° Dia: Um Tratado Apologético”, “Desvendando o Islamismo: Dissecando a Religião Muçulmana”, dentre outras obras.

Publicações relacionadas

Rolar para cima