A melhor maneira de ler os salmos é também a mais comum: aproprie-se destas orações e diga-as diretamente a Deus. Estes poemas sondam tanto as profundezas dos sentimentos humanos que você não poderá evitar comover-se com eles.
Mas nem todos os salmos parecem atraentes. Alguns nos parecem duros, egocêntricos ou entediantes. Você não achará fácil orar estes salmos até que os compreenda.
Este é o livro mais extenso da Bíblia. Para compensar, muita gente lê somente certos salmos selecionados, ignorando os demais. Ao fazê-lo, porém, perdem as mensagens que há neles, inclusive aquelas que os escritores do Novo Testamento encontraram quando citaram os salmos mais do que qualquer outro livro do Antigo Testamento. As lições mais ricas dos salmos podem vir dos poemas particularmente difíceis, aqueles que você deve ler de vez em quando, antes de conseguir vislumbrar o que o autor tinha em mente.
O original hebraico destes poemas provavelmente não usava nenhuma rima nem a rigidez do ritmo que é usado na poesia tradicional em português. Em vez disso, os salmistas recorrem ao paralelismo seguindo-se um pensamento a outro com que se ‘harmoniza’ (que diz o mesmo mas com outras palavras), ou a outro que diz o contrário. Felizmente, este tipo de poesia pode ser traduzido quase para qualquer idioma, sem perda de sentido ou beleza.
Os leitores podem se confundir com a mudança de voz, frequente nos salmos. Num mesmo poema, o salmista pode dirigir-se a Deus, em seguida falar dele, e depois voltar a dirigir-se a ele, tudo isso em rápida sucessão. Isto seria estranho em nossa poesia, mas era comum na poesia hebraica.
Uma vez que vários salmos são de Davi, seria sutil que você relacionasse o salmo com a história da vida de Davi, que aparece em 1 Samuel 16-31, [também] em todo o livro de 2 Samuel, e nos dois primeiros capítulos de 1 Reis. Mas a maior parte dos salmos pode ser entendida sem ter que recorrer a nenhuma informação exterior. Tudo o que exigem – e há recompensa! – é tempo e atenção.
Leia repetidas vezes. Você se enriquecerá com um estudo cuidadoso deste livro.
– Extraído da Bíblia Devocional de Estudo, pág. 580
Clinton Ramachotte é membro da Igreja Batista em Moraes Prado, na capital de São Paulo.
Bacharel em Teologia pela FATERGE, e também pela ESTEC-REF. É também professor da matéria de Seitas e Heresias na ESTEC-REF.
Autor de obras importantes na apologética, como “Os 5 Solas e Eu: A Prática Piedosa dos Solas da Reforma”, “Resposta aos Adventistas do 7° Dia: Um Tratado Apologético”, “Desvendando o Islamismo: Dissecando a Religião Muçulmana”, dentre outras obras.
